Como minerar Bitcoin?

5.11.2019

Como minerar bitcoin? Essa é uma das principais dúvidas de quem se interessa pelo assunto. Entenda o processo em detalhes aqui no Future of Money.

Você quer se tornar um minerador de bitcoin? Ou, quem sabe, queira apenas entender melhor como essas moedas digitais são criadas e o universo da inovação tecnológica mais impressionante desde a Internet. Por isso, pensamos em escrever esse artigo para elucidar algumas questões importantes sobre como minerar bitcoin.

Embora a mineração possa parecer desafiadora, pretendemos ajudá-lo a entender como funciona a mineração de bitcoins e como dar os primeiros passos para minerar, se você estiver interessado em usar o hardware que você possui ou se planeja atualizá-lo.

 

ÍNDICE

O que é mineração de bitcoins?
Por que a mineração é necessária para o bitcoin?
Como minerar bitcoins no PC
Passo a passo para minerar bitcoins
Minerar bitcoins na nuvem
Em 2019 (quase 2020), compensa minerar bitcoin?

 

O que é mineração de bitcoins?

A mineração acontece usando a rede blockchain, na qual o bitcoin é transacionado. Essa rede é formada por milhões de máquinas executando as transações e garantindo sua verificação para que os usuários de bitcoin não utilizem a mesma moeda duas vezes ou mais, fazendo assim uma transação “sem saldo”, ou fraudulenta.

A mineração de bitcoin serve justamente para isso: validar registros de transações feitas pelos usuários da rede ao ledger (livro-caixa) público do bitcoin, conhecido como blockchain. A mineração confirma as transações para o resto da rede e garante que elas são legítimas.

 

E por que a mineração é necessária para o bitcoin?

O conceito de mineração, que no bitcoin se dá através da tecnologia Proof of Work, conhecida também como PoW, foi a solução encontrada para alinhar os incentivos dos agentes que disponibilizam seus computadores ou servidores para garantir o funcionamento da rede com os incentivos dos usuários que apenas utilizam a rede para suas transações. Há outras criptomoedas e blockchains que utilizam conceitos diferentes, sendo o mais conhecido o Proof of Stake. 

 

Como minerar bitcoin no PC

Minerar bitcoins no seu PC ou notebook comum vai te custar muito caro em termos de eletricidade e provavelmente vai te gerar pouquíssimo retorno financeiro. Mas caso você queira minerar para aprender o funcionamento da rede na prática, ou apenas como hobby, o que você precisa fazer é o seguinte:

Compre um ASIC miner

O ASIC Miner é um hardware especializado para operações mais complexas que exigem poder computacional maior. ASIC significa Application Specific Integrated Circuits, ou circuitos integrados para aplicações específicas.

Ainda assim, você precisa ter em mente que a mineração com uma ASIC Miner vale apenas como um hobby. Isso porque é impossível competir com as grandes fazendas de mineração montadas na China e em outros países com energia elétrica muito mais barata.

Você precisa analisar dois fatores para decidir se vale a pena investir em uma ASIC Miner para começar a minerar bitcoins: os custos com eletricidade e a taxa de hash, que você pode calcular usando uma calculadora de hash. Por exemplo: no começo de 2019, uma ASIC Miner minerava aproximadamente 12 terahashes por segundo, o que produziria em um ano de mineração cerca de 0.318 BTC – o que, em valores de outubro de 2019, equivale a cerca de R$ 10,7 mil.

No entanto, para calcular a lucratividade é preciso considerar os custos com eletricidade do equipamento ou a eficiência da mineradora. Quando a dificuldade para minerar um bitcoin aumentar, o custo com eletricidade também aumenta. Ou seja, é preciso fazer cálculos de lucratividade para verificar se compensa investir em uma ASIC Miner.

No passado, minerar bitcoins no seu PC era possível, além de bastante simples e eficiente. Inclusive esse foi o propósito inicial de Satoshi Nakamoto, o criador da blockchain e do bitcoin. No entanto, entre 2010 e 2012, programadores começaram a perceber o potencial de lucratividade em adquirir muitos bitcoins com mineração, um processo à época ainda com pouco custo de eletricidade. Isso provocou o aumento da dificuldade na mineração e um aumento do custo de eletricidade envolvido na mineração. O que por outro lado, aumentou a confiabilidade e segurança da rede.

 

Passo a passo para minerar bitcoins

Vamos entender o que é preciso fazer para minerar bitcoins:

Passo 1: compre uma ASIC miner.

Passo 2: escolha uma (pool) de mineração. Algumas das mais conhecidas são:

  • AntPool
  • Slush Pool
  • F2Pool
  • BTCC Pool
  • Eligius
  • BTC.com
  • BW Pool
  • Bixin

Sem uma pool, não vale a pena minerar, pois você tem pouco poder de mineração individual, ou seja: a mineração será demorada e vai consumir muita eletricidade. Em uma “pool”, você divide a taxa de hash com outros mineradores.

Passo 3: instale o software de mineração de bitcoin

O software de mineração bitcoin é como você realmente conecta seu hardware de mineração à pool de mineração escolhida. Você precisa usar o software para apontar sua taxa de hash para a pool. Também no software, você informa à pool o endereço da sua carteira bitcoin.

Minerar bitcoins na nuvem

As tecnologias de processamento de dados em nuvem estão cada vez mais baratas com o uso de máquinas virtuais. Com isso, começaram a surgir algumas empresas oferecendo uma solução de mineração de bitcoins e de outras criptomoedas na nuvem.

No entanto, a maior parte das empresas de mineração de bitcoin em nuvem são, na verdade, fraudulentas. Isso porque é muito fácil para empresas do tipo receberem o dinheiro dos usuários e depois simplesmente não pagar nada. Uma empresa pode alegar fazer mineração em nuvem sem qualquer prova de que possui algum hardware para isso.

Existem exceções? Sim, mas são poucas.

Em 2019 (quase 2020), compensa minerar bitcoin?

Independente da época em que você vai começar, é preciso fazer muitos cálculos com relação ao custo de eletricidade e a taxa de hash, além de considerar o investimento inicial em um equipamento ASIC Miner, que não costuma ser tão barato (preços iniciais com uma boa taxa de hash ficam em R$ 1.800,00).

Como qualquer novo hobby, minerar bitcoins também exige esse investimento inicial. A diferença é que este hobby pode acabar rendendo um retorno sobre o investimento em dinheiro também.

sobre o autor


Redação

Redação

Somos um site focado em criptomoedas e tudo o que permeia este universo. Voltado para todos os públicos interessados, desde os que querem aprender mais sobre o assunto até os que tem vontade de se aprofundar, o Future of Money oferece um rico conteúdo de forma simples e objetiva para disseminar cada vez mais o conhecimento sobre os digital assets.

mais artigos do autor